Para além de existirem piercings na língua, umbigo, nariz, etc…, existe ainda um outro tipo de piercing não tão comum: o piercing dentário.
O piercing dentário é uma pequena pedra colocada num dente, aplicado no incisivo lateral ou no canino. Ao contrário dos outros piercings, a aplicação é completamente indolor, além de super rápida e sem necessidade de anestesia.
Não precisa de furar o dente para colocar o piercing dental, pois o procedimento é semelhante à colagem de um bracket ortodôntico de aparelho fixo, isto é, não prejudica de forma nenhuma a estrutura dentária. O dentista simplesmente coloca um adesivo no dente e fixa o piercing, que ficará aderido durante cerca de 3 meses. Não existem quaisquer contra-indicações.
Os piercings podem ser feitos de diversos materiais, sendo os mais comuns: cristal, ouro, prata e pedras preciosas. Além da pedra de cristal, o modelo mais colocado, existem também piercings em forma de coração, borboleta, flor, cruz, e muitos outros.
O processo é indolor e bastante rápido. Em cerca de 15 minutos está pronto, sendo a maior parte desse tempo usado para a acomodação do paciente e preparação do material. É recomendado um clareamento dental antes da colocação do piercing.
Em média o piercing dura 2/3 meses, embora dependa dos cuidados por parte do paciente. Existem pacientes que conseguem manter o piercing durante mais de seis meses, enquanto outros não duram mais de 3 semanas.
O valor do piercing depende do material que o paciente escolher. Porém, geralmente os preços são bastante acessíveis, apenas tente não apontar demasiado alto e colocar muitos piercings de uma só vez. Invista num material razoável de tempos a tempos.
Remover o piercing é bastante simples e poderá ser feito a qualquer momento, bastando assim procurar o seu dentista para que ele remova a cola no dente, evitando ficar com marcas ou manchas.
Colocar piercings dentários não envolve nenhum risco para a saúde oral, antes pelo contrário, até contribui para a sua longevidade. Ao acumular a placa bacteriana, isto pode levar à sua perda. No entanto, deve evitar ingerir alimentos duros, ou pegajosos nos dentes com piercings.
É também essencial evitar a escovagem excessiva e de força exagerada ao tentar higienizar melhor uma determinada zona. A escovagem deve ser feita com a mesma força e intensidade que em qualquer outro dente.
A colocação do piercing é totalmente reversível e não causa nenhum dano na estrutura dental. Na remoção, o dentista remove o cristal e faz o polimento no dente, deixando-o tal como estava antes.
O piercing dental contribui para um sorriso resplandecente, proporcionando um brilho subtil e um efeito completamente diferente do habitual. Quem procura um visual inovador e gosta de inovar a aparência deve apostar nesta técnica de estética dentária.
Porém, os especialistas recomendam que tome cuidado com os exageros e não coloque vários piercings na boca; afinal, são corpos estranhos no organismo. Um ou dois piercings é o ideal, deixando-o a brilhar mais do que suficiente e sem riscos desnecessários para a saúde oral.